Em entrevista exclusiva para o site Band Amazonas, o diretor-geral da peça, o pastor Leandro Caiado, fala sobre os bastidores do espetáculo de ‘Um Sonho de Natal’ deste ano da Nova Igreja Batista, que será uma montagem da famosa obra Fantástica Fábrica de Chocolate. Caiado conta sobre a escolha do tema, preparação do elenco e os ensaios.
Em sua 20ª edição, o espetáculo que será apresentado entre os dias 11 a 26 de dezembro, acontecerá em dois locais: na Nova Igreja Batista, situada na Avenida Torquato Tapajós, 4444, bairro Colônia Santo Antônio, e na Nova Tabernáculo Batista, na Avenida Japurá, 2020, bairro Cachoeirinha. A entrada e o estacionamento são gratuitos.
Todo ano há uma proposta diferente de abordagem. Por que a escolha pela temática Fábrica de Chocolate e como é feito esse processo de escolha de tema a cada ano?
A partir de 2009, começamos a criar novos enredos para Um Sonho de Natal, de modo que pudéssemos nos impor desafios e superá-los. Sobre a escolha do tema, sempre penso em como nós podemos nos desafiar para levar da melhor maneira possível essa mensagem, de modo que encante o público. Nem sempre mudamos tudo, mas, esse ano, é o ano que mais houve modificações. Alteramos quase toda a peça. A escolha da fábrica de chocolate tem uma história peculiar, minha. Sempre assisti aos filmes e sempre sonhei com aquilo. Por isso, sempre imaginei em ter a fábrica de chocolate em um musical ou no Sonho de Natal. Então, desafiei os roteiristas da igreja, eles fizeram várias propostas, descartamos algumas e chegamos na melhor possível. Esse ano, temos a um dos melhores enredos que já contamos no Sonho de Natal.
Qual o enredo da história que será apresentada neste ano?
Nós conseguimos usar essa história, que é de domínio público há muito tempo, que é a história de Willy Wonka, dono de uma fábrica misteriosa, que lança uma promoção: quem achar um bilhete dourado no chocolate, pode entrar na fábrica para conhecer o processo, porque ela já estava fechada há muito tempo. No nosso caso, como é uma releitura e uma adaptação, Willy Wonka é uma espécie de anjo, que chama os ganhadores do bilhete dourado para conhecerem a fábrica e também o verdadeiro sentido do Natal. Esse enredo deu muito certo porque conseguimos unir a alegria do chocolate com a alegria do Natal. As pessoas que vierem ficarão encantadas.
Quanto tempo é destinado para cada ensaio da peça e como é feito o processo de escolha dos atores?
A Nova Igreja Batista trabalha com grupo de artes, que chamamos de ministério. É um serviço voluntário. Ninguém ganha valor financeiro. Nós não cobramos ingresso nem ganhamos dinheiro com isso. Tudo é um trabalho voluntário. Então, a cada início de ano nós abrimos vagas para os grupos de arte, principalmente para os jovens da igreja, que tem um pouco mais de tempo e autonomia. Daí, em cada grupo, durante o ano, eles aprendem cada arte: circense, patins, teatro, pantomima, percussão e outros. Então, eles têm praticamente um ano de aprendizado (os ensaios acontecem aos sábados). No meio do ano, fazemos um musical, já utilizando as práticas que cada um deles aprendeu e, no final do ano, já estão todos bem ensaiados. Próximo da estreia de Um Sonho de Natal, ensaiamos até quatro vezes na semana.
Serviço:
Evento: Um Sonho de Natal Na Fábrica de Chocolate
Data: de 11 a 26 de dezembro de 2021 (exceto dia 24)
Horários: de segunda a sexta, às 20h; sábados: 17h e 20h; domingos e dia 25, às 15h, 17h30 e 20h
Locais: Nova Igreja Batista, situada na Avenida Torquato Tapajós, 4444, bairro Colônia Santo Antônio, e Nova Tabernáculo Batista, localizada na Avenida Japurá, 2020, bairro Cachoeirinha.
Entrada: gratuita