Manaus (Am) – Celebrado em 7 de julho, o Dia Mundial do Chocolate tem origem em registros históricos que indicam a chegada do chocolate à Europa por volta de 1550. Desde então, o produto passou por diversas adaptações até chegar às versões que conhecemos hoje ao leite, branco, amargo, meio amargo, entre outras.
Em Manaus, a data tem sido aproveitada por comerciantes do setor alimentício. Em uma loja na zona Centro-Sul da capital, a aposta foi reforçar o estoque com produtos que já são sucesso entre os consumidores. “Um dos nossos grandes focos também é variar as trufas além do la creme que já é o mais conhecido, são as de paçoca, maracujá, castanha caramelizada, temos produtos com uva-passas também que é um grande sucesso.” afirmou Daniel Vinícius, consultor de vendas.
Mais do que sabor, o chocolate também carrega afetividade. Por isso, muitas pessoas aproveitam a data para dar um agrado a quem gostam ou até mesmo se auto presentear.
Mas, afinal, chocolate faz bem ou mal à saúde? A nutricionista Ana Consentini explica que tudo depende da quantidade e da qualidade do produto consumido. “A principal escolha para a nossa saúde é escolher o melhor, mais saudável que é o chocolate 70%, porque tem mais benefícios que o cacau oferece, que melhora a circulação e a saúde”, alertou.
Para celebrar a data, não faltam opções nas prateleiras, o segredo está em escolher com consciência e aproveitar com equilíbrio.
*Colaboração de Eduardo Galvão
CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA: