Foi realizado nesta quarta-feira (9), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), audiência pública para discutir o Projeto de Lei nº 392/2022, do Executivo Municipal, que dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2023.
A projeção do orçamento da Administração Direta para 2023 é de R$ 8,5 bilhões bilhões, 19% maior do que o de 2022, quando o orçamento foi de R$ 7,1 bilhões.
A audiência, conduzida pelo presidente da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento, vereador Lissandro Breval (Avante), contou com a participação de técnicos da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman).
Na ocasião, a subsecretária de Orçamento e Projetos da Semef, Karliley Capucho, fez uma apresentação sobre os investimentos e aplicações que serão feitas no próximo ano e detalhou que o Executivo Municipal elaborou a LOA de acordo com todos os cenários deste ano. “Apesar dos cenários de pandemia e guerra na Ucrânia, tivemos um crescimento na arrecadação, elevando o orçamento em 19%, o que será fundamental para fazermos os investimentos necessários na capital amazonense”, disse.
Lissandro Breval fez uma avaliação positiva da audiência pública e propôs que reuniões sejam realizadas com todas as secretarias da prefeitura, para que todos possam compreender como os recursos serão investidos. “Será uma oportunidade para que possamos elaborar as emendas impositivas e destinar para as demandas de nossa cidade. Está audiência já esclareceu muitas coisas, mas precisamos aprofundar ainda mais até a aprovação da matéria”, enfatizou.