Max Verstappen venceu neste domingo o Grande Prêmio de Abu Dhabi, a última etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Foi a 15ª vitória do holandês da Red Bull, bicampeão da categoria, em 22 corridas no ano.
Mas a grande disputa do fim de semana foi protagonizada pelos outros dois pilotos presentes no pódio: Charles Leclerc (Ferrari) foi o segundo colocado, enquanto Sergio Pérez (Red Bull) foi o terceiro.
Com isso, Leclerc conquistou o vice-campeonato no Mundial de 2022, com 308 pontos. Pérez, com 305, foi o terceiro do campeonato de pilotos.
Fora do pódio, Carlos Sainz (Ferrari) foi o quarto colocado. Logo atrás, vieram George Russell (Mercedes) em quinto, Lando Norris (McLaren) em sexto, Esteban Ocon (Alpine) em sétimo, Lance Stroll (Aston Martin) em oitavo. Norris ainda somou um ponto a mais pela volta mais rápida.
Ainda na Mercedes, Lewis Hamilton abandonou a prova no fim. Desta forma, pela primeira vez na carreira, completou uma temporada na Fórmula 1 sem vencer.
Despedidas
O GP de Abu Dhabi marcou a despedida de quatro pilotos: Sebastian Vettel (Aston Martin) se aposenta da F1, enquanto Daniel Ricciardo (McLaren), Mick Schumacher (Haas) e Nicholas Latifi (Williams) perderam as vagas no grid para 2023.
Na corrida deste domingo, o melhor desempenho ficou com Ricciardo, nono colocado, enquanto Vettel foi o décimo. Mick e Latifi chegaram a se enroscar, em um erro do alemão, e terminaram respectivamente em 16º e 19º.
O tetracampeão ganhou atenção especial na prova. Após cruzar a linha de chegada, comemorou fazendo manobras na linha de chegada e recebendo a ovação de torcedores e equipes.
E agora?
A partir da terça-feira (22), os pilotos da Fórmula 1 já estarão de volta à pista para os testes de pós-temporada em Abu Dhabi. A pista contará com o grid de 2023, tendo diversas novidades – como Fernando Alonso na Aston Martin, Pierre Gasly na Alpine e Oscar Piastri na McLaren.
Além disso, diversos pilotos de testes estarão em ação. Casos de Felipe Drugovich na Aston Martin, Pietro Fittipaldi na Haas e Frederik Vesti na Mercedes.