As eleições suplementares para o cargo de prefeito no município de Coari (a 450 quilômetros de Manaus) acontecem neste domingo, 5/12, após a cassação de Adail Pinheiro Filho. Três candidatos disputam o pleito: Keitton Pinheiro (Progressista), Robson Tiradentes (PSC) e Zé Henrique (PL).
Na noite dessa quinta-feira, 2/12, os candidatos realizaram os últimos comícios na cidade. As manifestações foram fiscalizadas pela equipe de propaganda eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), comandada pela juíza Juline Rossendy Rosa Neres.
Uma base do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) foi montada no município, na última quarta-feira, 1/12. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) também enviou 140 policiais militares para reforçar o esquema de segurança.
Os policiais permanecerão em Coari até a apuração da eleição. De acordo com a SSP-AM, a medida irá garantir a segurança da população e até mesmo dos candidatos à prefeitura, que seguem com os ânimos acirrados, com muita rivalidade e até acusações e denúncias entre os grupos políticos adversários envolvidos nesta disputa.
Além disso, o Secretário de Segurança Pública, General Mansur, garantiu que a Polícia Civil também aumentará o efetivo para receber as denúncias de crimes eleitorais, que, caso ocorram, serão enviadas para avaliação pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM).