Os inscritos que não puderam realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em virtude de fatores externos, motivos excepcionais ou que estavam sob licença médica tem até hoje, às 23h59 (hora Brasília), para solicitar a reaplicação do teste e obter nota para a edição 2021.
Os pedidos devem realizar o pedido através da Página do Participante e preencher os dados de inscrição e a justificativa da reaplicação da prova.
Podem solicitar a reaplicação da prova os candidatos que foram afetados por fatores externos, como desastres naturais e acidentes de trânsito que impediram a chegada do participante ao local de provas no horário estipulado.
Também estão aptos a realizar a solicitação, candidatos que se sentiram prejudicados por erros de execução na condução da prova ou equipamentos fornecidos pela organização que não funcionaram.
Caso o participante tenha se ausentado das provas por algum motivo de saúde previsto no edital, como um diagnóstico positivo para covid-19, deverá anexar um laudo médicoem formato PDF que comprove a licença médica.
As provas da “segunda chance” serão aplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. Nessas datas também acontece o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) e a candidatos que possuíam o direito à gratuidade na inscrição em 2020e faltaram as provas daquele ano.
Na edição 2021 do Exame, realizada nos dias 21 e 28 de novembro, pouco mais de 3 milhões de participantesse inscreveram para a realização das provas. O Amazonas foi o estado que registrou o maior índice de abstenções no primeiro dia de aplicação, com 40% de faltosos.