Caminhando para o terceiro ano de mandato, o prefeito de Manaus, David Almeida, fez um balanço da gestão de 2022 nessa quinta-feira (22) durante o programa Amazonas Urgente. Entre os principais assuntos abordados, David citou obras de infraestrutura, saúde, trânsito e transporte e educação.
Um dos pontos abordados pelo chefe do executivo municipal como meta para 2023 é a realização de um concurso público para a Secretaria Municipal de Educação (Semed) logo no primeiro semestre de 2023. De acordo com David, outras áreas também devem ter concursos até o final de seu mandato.
Entre as ações deste ano, David destacou o recapeamento de ruas e a meta de reconstrução de 10 mil ruas até 2024, uma parceria com o Governo do Amazonas.
“Nós nos desafiamos: ‘vamos tentar fazer 10 mil ruas recapeadas?’ Vamos entrar para as ruas secundárias, para dentro dos bairros, para que a gente possa recapear essas ruas. Nesse primeiro semestre [2022] nós vamos conseguir fechar algo em torno de 1.700 ruas”, disse David.
Saúde
Ainda conforme David, uma das conquistas de 2022 foi garantir Manaus como o título de melhor saúde básica do país, por meio do programa Previne Brasil, após alcançar sete metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Além disso, comentou sobre a vinda do atual ministro de Saúde, Marcelo Queiroga à Manaus.
Asfaltômetro
Uma das novidades lançadas pela Prefeitura de Manaus este ano foi o aplicativo “Asfaltômetro”, que permite à população o acesso aos trabalhos que estão sendo realizados na infraestrutura da capital.
“A transparência faz parte da administração pública. E essa ideia do asfaltômetro é exatamente essa. Nós temos uma meta ousada. A gestão anterior fez um belo trabalho pela cidade em relação ao recapeamento das principais vias e Manaus tem um pouco mais de 15 mil ruas […] e nós nos desafiamos a recapear 10 mil ruas”, afirmou o prefeito.
Além do recapeamento, David afirmou que a prefeitura pretende construir uma passagem de nível nas proximidades do Ministério Internacional da Restauração (MIR), na zona oeste, e um viaduto na “Bola do Produtor”, na zona leste.
Rodoviária
Outra questão levantada durante a entrevista é a transferência da Rodoviária de Manaus, localizada atualmente entre a Avenida Djalma Batista e Constantino Nery, no bairro Flores, para o Terminal de Integração 6, localizado no bairro Lago Azul, zona norte.
“O governo está fazendo uma grande obra que é o anel viário sul. Então você tira todo aquele fluxo que vem de Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Boa Vista e já pega esse fluxo e já coloca na Avenida das Torres, no T6. Quem vem de Manacapuru, Iranduba, Novo Airão, já volta pelo anel Sul e já vai direto para o T6, onde vai ser a rodoviária de Manaus”, concluiu.