O partido Republicano pediu nesta quarta-feira (11/1) renúncia imediata de George Santos, deputado e filho de brasileiros, que admitiu que mentiu no currículo durante eleições de meio de mandato.
O requerimento foi feito durante pronunciamento do presidente do comitê republicano do condado de Nassau, Joseph Cairo. Ele afirma que as mentiras de Santos foram longe demais e envergonharam a Câmara dos Deputados. O pedido ocorreu após dois deputados democratas de Nova York apresentarem na terça-feira (10/1) uma queixa contra Santos no Comitê de Ética na Câmara.
George Santos foi eleito em novembro de 2022 por Long Island, nas eleições de meio de mandato. Ele prometia mais direitos para imigrantes, durante a campanha, ele dizia ser formado em finanças e economia, além de ter trabalhado em bancos famosos nos EUA. Mas uma reportagem do New York Times rebateu as afirmações e Santos admitiu que “enfeitou o currículo”.
Apesar do pedido, os republicanos não querem perder a vaga na Câmara. A vantagem adquirida nas últimas eleições pelo partido é pequena, são apenas sete cadeiras, portanto, qualquer vaga conta na hora de uma votação. George Santos está isolado do partido e da Câmara, sem espaço para trabalho na Casa.