As Equipes de Vigilância e Repressão, de Controle de Bagagem da Alfândega da Receita Federal no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (EVR) e a Equipe K9 da Receita Federal em Manaus realizaram na madrugada de desta quinta-feira (12/10), atividades de fiscalização e controle aduaneiro em cargas e bagagens saindo de Manaus que resultaram na apreensão de aproximadamente 53,85 quilos de Skunk.
Após realizar análise de risco aduaneiro a fiscalização da Receita Federal identificou bagagens saindo de Manaus com suspeitas de presença de drogas. Por conta dos indícios a Equipe K9 da Receita Federal em Manaus foi acionada e com a atuação dos agentes caninos Deco e Odin seis volumes foram selecionados para procedimento de abertura, o que permitiu a fiscalização constatar a presença de 53,85 kg de skunk escondidos no interior de tubos de alumínio, que foram serrados.
O passageiro responsável pela bagagem com drogas não foi encontrado pela fiscalização e não embarcou no voo que tinha destino Maceió/AL.
Quase meia tonelada de drogas apreendidas em 2022
A Receita Federal em Manaus, no ano de 2022, apreendeu 433,2 kg de drogas ilícitas. No Aeroporto Internacional Eduardo Gomes foram encontrados escondidos em cargas e bagagens 316,82 kg de skunk e 101,6 kg de cocaína. Nas operações ocorridas no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios foram apreendidos 13,78 kg de cocaína e 7,75 kg de skunk.
Os traficantes tentaram de diversas formas enganar a fiscalização. Drogas foram escondidas em panetones, chocolates, cremes, sapatos, livros, brinquedos, tubos de alumínio, peças de aço, sabonetes, sorvetes e até em açaí congelado. Com a ação dos servidores da Receita Federal, destaque para os agentes caninos Deco e Odin, que são parte da Equipe k9 da Receita Federal em Manaus, as diversas tentativas de ludibriar o controle aduaneiro que ocorre nos aeroportos e Correios não tiveram sucesso.