O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, nesta segunda-feira (30/1), o chanceler alemão, Olaf Scholz, em cerimônia no Palácio do Planalto. Entre os destaques da agenda de ambos, está a liberação de recursos para o Fundo Amazônia, interrompido no governo de Jair Bolsonaro (PL) após cobranças de países que o mantém. Os valores, então, foram congelados pelos doadores.
Esta será a segunda visita de uma alta autoridade da Alemanha em menos de um mês. O presidente do país, Frank-Walter Steinmeier, veio ao Brasil para a posse de Lula.
Os líderes também devem discutir o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. O Brasil e a Alemanha são as maiores economias de cada bloco. Segundo o governo, o encontro objetiva aprofundar a retomada das relações dos dois países, seja no âmbito político, econômico e ambiental.
Durante a agenda oficial, também está prevista reunião paralela entre o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e a ministra alemã da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento, Svenja Schulze, além de empresários alemães e brasileiros.
Veja a agenda
15h30: cerimônia de recepção no Palácio do Planalto;
15h45: reunião do presidente Lula com o chanceler Olaf Scholz e reunião paralela entre empresários e ministros;
18h: cerimônia de assinatura do acordo, por trocas de notas, sobre o Fundo Amazônia, pelo ministro Mauro Vieira (MRE);
19h: jantar oficial.