O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros visitam nesta segunda-feira (20/2) a cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, após fortes chuvas que atingiram a região entre sábado (18/2) e domingo (19/2). O município foi o mais atingido pelo temporal, que matou 36 pessoas (35 em São Sebastião e uma em Ubatuba).
No domingo, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, decretou estado de calamidade pública em seis cidades: Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. No período da noite, o governo federal reconheceu o decreto estadual em publicação extra do Diário Oficial da União.
Lula deve informar em coletiva de imprensa novas liberações de recursos para auxiliar às vítimas das chuvas no litoral de São Paulo e na recuperação de estradas da região, que estão totalmente interditadas, como é o caso da Mogi-Bertioga.
Luto oficial
O governador Tarcísio de Freitas declarou luto oficial de três dias em todo o Estado de São Paulo por conta da tragédia no litoral norte.
“Fica declarado luto oficial no Estado, por 3 (três) dias, em manifestação de profundo pesar pelas vítimas das fortes chuvas que atingiram os Municípios de Bertioga, Caraguatatuba, Guarujá, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba nas últimas horas”, diz o artigo publicado nesta segunda-feira, no Diário Oficial. A medida entra em vigor na data da publicação, ou seja, na própria segunda-feira (20).