O veterinário Mauro Souza Gomes, de 56 anos, conhecido como Mauro Animalesco, e o ativista da causa animal Isaac Ramos, de 46 anos, foram assassinados a tiros na noite dessa sexta-feira, 10/12, dentro da clinica veterinária ProntoPet, no conjunto Mundo Novo, bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus.
Mauro foi atingido com 13 tiros e Isaac levou dois tiros. Ambos morreram no local. Um outro homem, identificado como Aldeney Carlos Conceição, levou três tiros, foi socorrido e levado para o hospital.
Segundo a polícia, o crime tem características de execução já que os criminosos atiraram nas vítimas e fugiram sem levar nada. O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).
Mauro é conhecido na cidade por ter uma ONG que resgata animais em situação de rua. O veterinário chegou a se candidatar a vereador em 2020, mas não se elegeu.
A deputada estadual Joana Darc, defensora da causa animal, lamentou a morte dos ativistas. “Eu só espero que a justiça seja feita e peço a Deus que conforte os familiares e amigos neste momento de tamanha dor e revolta. É uma perda para a causa animal. Quando um protetor de animais se vai, vai um pedaço de todos nós", declarou.
Na manhã deste sábado, 11/12, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV-AM) divulgou nota lamentando a morte dos ativistas e esclarecendo que Mauro e Isaac eram acadêmicos de Medicina Veterinária e ainda não possuíam registro profissional junto à entidade.