A FIFA confirmou nesta terça-feira (14/3) a participação de Palmeiras e Flamengo, atuais campeões do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores, no novo Mundial de Clubes, que será disputado a partir de 2025. O anúncio foi feito no conselho da entidade que acontece em Kigali, na Ruanda.
Os campeões da Libertadores de 2021 a 2024 terão vagas asseguradas no novo Mundial de Clubes. Dessa forma, Palmeiras e Flamengo, últimos vencedores da competição continental, estão classificados para o torneio. Ao todo, a Conmebol tem direito a mais duas vagas, mas ainda não há um critério definido para a definição dos outros clubes.
A UEFA terá direito a 12 vagas para o novo Mundial de Clubes e vai incluir os vencedores da Liga dos Campeões de 2021 a 2025. Portanto, Chelsea e Real Madrid já têm lugar garantido no torneio. Os oito clubes restantes vão se classificar por meio do ranking, sendo que um mesmo país não pode ter dois representantes nesta categoria.
Em fevereiro, a FIFA anunciou a criação do novo Mundial de Clubes, que será disputado entre junho e julho de 2025 – ainda sem sede definida -, e vai funcionar como a Copa do Mundo de seleções. Neste ano, o torneio será disputado no formato atual – com sete clubes participantes – e será realizado entre os dias 12 e 22 de dezembro, na Arábia Saudita.
Veja o número de vagas que cada federação terá no novo Mundial de Clubes:
AFC (Ásia): 4
CAF (África): 4
Concacaf (América do Norte, Central e Caribe): 4
Conmebol: 6 (América do Sul)
OFC (Oceania): 1
Uefa (Europa): 12
País-sede: 1