Um grupo criminoso, composto por sete pessoas, foi preso nesta quarta-feira (15/3), durante "Operação Oriente" do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). A ação ocorreu no Rio Solimões e Manaus.
Conforme o delegado Mário Paulo Teles, diretor do DRCO, as prisões e apreensões ocorreram após abordagem a uma embarcação e, também, durante diligências ocorridas em Manaus, após denúncias.
"Após trabalho investigativo, conseguimos identificar essa organização que é responsável por fazer a logistica, o trasporte da droga para a capital. Houve a abordagem nas proximidades de Iranduba, onde eles estavam fazendo transbordo do entorpecente para os veículos, uma pessoa foi presa. Em seguida, continuaram as diligências e chegamos em outro ponto em que era utilizado de base para organização, lá foram localizados boa parte das drogas. Já na capital, o restante do entorpecente foi apreendido", disse o delegado.
Foram apreendidos 1 fuzil, calibre 55.6, cinco veículos e quatro motores – que eram utilizados em pequenas embarcações para fazer o transporte rápido das drogas pelos rios -, além de jet-ski.
"Essa droga é oriunda do Alto Solimões e o destino ainda estamos investigando. Agora, existem alguns indícios de que parte dessa drogas seriam deslocadas ao Nordeste. E mais, eles estavam utilizando do dinheiro do lucro que tinham com a venda dos entorpecentes para ter uma vida de luxo", conta o delegado.
O grupo vai responder pelo crime de tráfico e por intergrar organização criminosa.