O Amazonas enfrenta o surto de vírus respiratórios durante o período chuvoso no estado. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) emitiu alerta sobre a circulação do vírus influenza A, após a detecção de 295 casos positivos até o dia 9 de dezembro. O último caso de influenza identificado no estado tinha sido em 2019.
Somente em novembro, 501 casos de síndromes respiratórias foram registrado no Amazonas. Os registros ocorreram em 27 municípios do estado, sendo 63% em Manaus, 34% no interior, e 3% notificados, mas residentes em outros estados brasileiros. 64 óbitos confirmados de SRAG, o que corresponde a uma taxa de letalidade de 13%.
De acordo com a FVS, um dos motivos que tem agravado a situação é o período do inverno amazônico. Em novembro, foram diagnosticados 62 casos da doença e o número aumentou quase cinco vezes em apenas nove dias de dezembro.
Uma das medidas adotadas pela Secretaria de Saúde do Amazonas para a identificação dos casos é a ampliação na oferta de testes RT-PCR nos SPA’s e UPA’s da capital amazonense, que quadruplicou na primeira semana deste mês, se comparada com a última semana de novembro.
*Colaboração Luiz Henrique Almeida, TV Band