Fotos de uma estátua de Baphomet, entidade com cabeça de bode, corpo humano e asas, colocada em frente a uma casa em Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), viralizaram nas redes sociais no domingo (19/3). A figura – que está a 3 metros do chão, é toda preta e decorada com detalhes dourados – chama atenção.
"Vizinho novo chegou causando no bairro", publicou o autor do post, que conta com quase 10,5 milhões de visualizações e mais de 90 mil curtidas. A vizinha nova a que a postagem se refere é Mãe Michelly da Cigana, praticante da quimbanda, que faz parte das religiões de matriz africana.
Foi a própria mãe de santo que se identificou como proprietária nas suas redes sociais, pouco depois da publicação que chamou atenção para a escultura do seu jardim. Ela gravou vídeo para mostrar casa onde mora há 7 anos. No local, ela também presta consultas.
No vídeo, Mãe Michelly se refere à figura da imagem como "Belzebu, o Maioral", que é um junção de Belzebu e Saravá Exu Maioral, dois nomes pelos quais a entidade é conhecida.
Ela também mostra outras imagens que tem no local, principalmente de exus, como o Capa Preta, Zé Pilintra, Exu Tiriri e Exu Duas Cabeças. Exu é um orixá – tipo de divindade – que faz parte da quimbanda, do candomblé e da umbanda.
Quem é Belzebu?
A estátua retrata Belzebu, Baphomet ou Saravá Exu Maioral, entidade da quimbanda, religião afro-brasileira.
Embora para os cristão Belzebu seja um dos nomes do diabo, o significado é bem diferente para Michelly e para outras crenças. É uma divindade que age conforme a intenção de quem o busca.
Tanto Belzebu quanto Baphomet tem suas origens em religiões pagãs. A primeira menção à Baphomet que se tem registro foi feita no século XI, durante a Primeira Cruzada, de acordo com a Enciclopédia Britânica.
Já Belzebu era uma junção de duas divindades cultuadas pelos filisteus e pelos cananeus, povos que viveram na região onde hoje fica Israel.
O que é quimbanda?
Também escrita kimbanda, é um conceito religioso afro-brasileiro, que pode ser classificado tanto como uma religião autônoma quanto uma linha de trabalho – grupo de entidades – da umbanda e do candomblé.
As entidades da quimbanda são os exus e as pombagiras, que atuam como mensageiros entre os humanos e as divindades.
A quimbanda deixou de ser apenas uma linhagem dentro da umbanda a partir da década de 60, de acordo com tese da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) publicada sobre a prática nessa estado.
Outro estudo, publicado na Revista de Antropologia da USP, aponta que a quimbanda é especialmente popular no Rio Grande do Sul.
Um levantamento realizado em 2010 mapeou terreiros – locais em que se realizam cultos de religiões afro-brasileiras – em quatro regiões metropolitanas: Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte e Belém
No estudo, entre as mais de 1,3 mil casas catalogadas, a religião mais praticada era a umbanda, com 36%. Em terceiro lugar, vinha quimbanda, com 28% – e 100% dos terreiros concentrados na região metropolitana de Porto Alegre.
Quem é Mãe Michelly da Cigana?
A mãe de santo se define como "rainha da amarração amorosa", em seu perfil do Instagram com quase 750 mil seguidores. Ela mora na mesma casa em Alvorada há sete anos, conforme contou em vídeo
Mãe Michelly da Cigana apontou que o Baphomet havia sido colocado acima do portão há alguns meses. Antes, ele ficava num túmulo dedicado à entidade, dentro do local.
Com a repercussão do post, a dona da estátua de Belzebu comentou que sua casa virou um ponto turístico e que, na rua, "não para de passar carro um minuto".