Charles Leclerc venceu o duelo particular com Max Verstappen para cravar sua primeira pole na F1 em 2023, nesta sexta-feira, 28/4, no GP do Azerbaijão. Com isso, o monegasco garante o primeiro lugar no grid de largada da corrida de domingo.
O briga entre os pilotos de Ferrari e Red Bull foi tão intensa no Q3 que eles chegaram a fazer o mesmo tempo em determinado momento.
Mas, no fim, Leclerc levou a melhor ao anotar 1:40.203 para garantir a pole position. Verstappen larga ao lado do monegasco na primeira fila. A segunda fila tem Pérez e Sainz, em terceiro e quarto, respectivamente. Lewis Hamilton completa o top 5.
Classificação marcada por incidentes
Ainda no Q1, Nyck de Vries passou direto na curva 3 e carimbou o muro. A direção de prova decretou bandeira vermelha para retirada do carro e conserto das barreiras de proteção, o que atrasou em quase 20 minutos o andamento da classificação.
Pouco depois de a sessão ser reiniciada, Gasly bateu no mesmo lugar de De Vries. Novamente bandeira vermelha e mais atraso. Tristeza para equipe Alpine, que trabalhou duro para mandar o francês para a pista após um incêndio no carro de Gasly no treino livre.
Os pilotos retornam à pista amanhã para a classificação Sprint (às 5h30 no BandSports) e para a corrida Sprint (às 10h30 na Band).