Com o cancelamento do GP da Emilia-Romagna, anunciado nesta quarta-feira, 17/5, o calendário da Fórmula 1 sofre uma alteração. Agora, a próxima corrida da categoria é o GP de Mônaco, que acontece entre 26 e 28 de maio.
A F1, que cancelou o GP da Emilia-Romagna que aconteceria neste fim de semana, ainda não informou se a etapa será realizada em nova data. Por ora, o GP de Mônaco é a próxima prova agendada pela categoria.
O GP da Emilia-Romagna foi cancelado por causa de fortes chuvas que atingem o norte da Itália nos últimos dias. Pelo menos cinco pessoas morreram nas últimas 24 horas, e a região está em elevado grau de alerta.
"A decisão foi tomada por não ser possível organizar o evento com segurança para nossos fãs, para nossas equipes e para nosso pessoal, e é a coisa correta e responsável a ser feita dada a situação enfrentada por cidades e municípios da região. Não seria correto colocar mais pressão sobre as autoridades locais e sobre os serviços de emergência neste momento difícil", diz F1 em nota.
O autódromo de Ímola já havia sido evacuado na terça-feira, 16/5, e diversos pontos das instalações foram tomados pela água — imagens de drone mostram a inundação provocada pela chuva no circuito da F1. A pedido das autoridades locais, equipes e funcionários da F1 não foram ao local nesta quarta.
Pilotos reagem ao cancelamento
Os pilotos da F1 também reagiram ao cancelamento do GP da Emilia-Romagna. “Max Verstappen e Verstappen.com.br apoiam a decisão tomada pela F1 e pelas autoridades locais de cancelar o GP. Nossos pensamentos estão com aquele afetados pelas chuvas e enchentes que caem na região da Emilia-Romagna. Desejamos a todos força para garantir a segurança ao longo desse período difícil”, afirmou o holandês, líder do mundial de Fórmula 1.
“Torço para que todos na Emilia Romagna estejam seguros e ajudando quem precisa nesse momento. Os pensamentos estão com os afetados por essa tragédia e com os incríveis serviços de emergência trabalhando nesse momento. Todos compreendemos que segurança vem em primeiro lugar. Mal posso esperar para ver todos vocês na próxima corrida”, disse Lewis Hamilton.
“Meus pensamentos e orações estão com as pessoas na região da Emilia Romagna. Não correremos lá no fim de semana, mas torço para que possamos voltar em breve. Fiquem bem”, escreveu Sergio Pérez.