A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, disse que governo brasileiro, em parceria com o Ministério da Igualdade da Espanha, notificará o Ministério Público do país europeu para investigar possíveis casos de racismo ignorados pela La Liga, entidade responsável pelo campeonato espanhol.
A declaração foi dada na manhã desta segunda-feira, 22/5, em entrevista coletiva, um dia depois de o brasileiro Vini Jr. ser chamado de macaco em partida pelo time que atua, o Real Madrid, contra o Valencia, no último domingo, 21/5. Na ocasião, o atleta chegou a ser expulso da partida.
“É inadmissível que o próprio presidente, diretor, o cargo que ele ocupe lá, culpe o Vinicius. Por isso, que a gente conversa, agora, com o governo da Espanha, junto com a ministra da Igualdade. A gente vai, por meio do Ministério Público, notificar para que seja investigada a La Liga e todos os casos”, disse Anielle.
A ministra também informou que a Embaixada do Brasil na Espanha já solicitou uma reunião entre os dirigentes da La Liga com representantes do governo brasileiro. De acordo com Anielle, há outros casos de racismo ignorados pela entidade futebolística espanhola.