A sessão de instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos de 8 de janeiro já iniciou com uma bronca do senador Otto Alencar (PSD) ao senador Marcos do Val (Podemos). O bate-boca ocorreu após a interrupção da fala do senador Eduardo Girão (Novo).
“Vossa excelência está sendo antiética, interrompendo o seu colega. Ninguém interrompeu vossa excelência. Eu sei da sua procedência na polícia, mas aqui é Senado. Aqui não é delegacia de polícia. Vossa excelência se mantenha calado”, disparou Otto a Marcos do Val.
O inquérito terá um prazo de 180 dias para apurar os crimes ocorridos na invasão e depredação do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal federal (STF).
Os ataques culminaram na prisão de centenas de pessoas, inclusive a do ex-ministro Anderson Torres, então secretário de Segurança Pública do Distrito Federal. No exercício do cargo, ele tirou férias e, quando houve os atos, ele estava nos Estados Unidos.
A reunião de instalação deve ser presidida pelo senador Otto Alencar (PSD), parlamentar de maior idade entre os integrantes. Depois de eleito, o presidente da CMPI escolherá o relator.
Assista