A cidade de Manaus foi escolhida para sediar o "8º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT)", previsto para ocorrer entre maio e junho de 2024. A realização do evento tem o apoio da Suframa e ficará sob a responsabilidade do Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
O objetivo é reunir os mais de 60 observatórios de turismo espalhados pelo Brasil para compartilhar conhecimento e experiências no que se refere ao tratamento de dados e informações relacionadas à atividade turística e, desse modo, subsidiar a definição de políticas públicas, planejamento e tomada de decisões voltadas para o desenvolvimento do turismo.
Na capital maranhense, a Suframa foi representada pela coordenadora-geral de Assuntos Estratégicos, Ana Maria Souza, e pela técnica da Coordenação de Estudos Econômicos e Empresariais, Rosângela Alanís, representantes titulares da instituição junto à rede do Observatório de Turismo da UEA.
De acordo com a coordenadora do Observatório de Turismo da UEA, Márcia Raquel Guimarães, que divide a missão com a também professora Maria Helena Fonseca, a escolha de Manaus como sede do 8º Encontro da RBOT trará visibilidade não apenas para a UEA e instituições que integram a rede, mas também para a capital manauara e a região.
“Será uma excelente oportunidade para a troca de experiências e para a apresentação dos atrativos turísticos da cidade a um grupo seleto de pesquisadores, docentes e gestores que atuam na área de turismo em todo o País”, destacou Márcia. Ela também ressaltou a colaboração da diretoria nacional da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), como fundamental para o sucesso do evento.
Outro ponto destacado pela coordenadora foi a forte atuação do Observatório da UEA na divulgação das atividades realizadas – por meio de publicações científicas e divulgação nas mídias sociais.
Outros integrantes
Além da Suframa, também fazem parte da rede de instituições que integram o Observatório e estiveram presentes no encontro em São Luís: Empresa Amazonense de Turismo (Amazonastur), Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedecti-AM), Secretaria de Estado de Cultura e Economia (SEC-AM) e Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio).