País – Uma das últimas tendências nas redes sociais são as "Lives de Npc". O gênero tomou proporção no Tiktok e tem mudado o jeito de como as pessoas consomem os conteúdos na plataforma.
Além de usarem maquiagem e interpretarem um personagem conforme as participações, os influenciadores ganham dinheiro a cada transmissão ao vivo.
O Maior exemplo deles é Felipe Bressanim, Youtuber mais conhecido como Felca, que publicou um vídeo em suas redes sociais informando o valor que revebeu com as lives. Em uma semana de conteúdo Felca faturou R$ 31 mil. Porém, ele é um crítico do conteúdo: “Bota batom, peruca e vai se humilhar por dinheiro…” Todo o dinheiro ganho com as lives foi doado para instiruições de caridade.
Lives milionárias
Mas não é de hoje que as lives nas plataformas digitais tem surpreendido pelo seus altos valores. Uma das mais conhecidas influencers do Brasil, Virgínia Fonseca, que tem atualmente 44 milhões de seguidores, revelou que já faturou 22 milhões de reais com uma única live. A transmissão teve 13 horas e 30 minutos de duração.
Com seus 24 anos, a Youtuber e influencer fez parte da lista Forbes Under 30 em 2022, sendo uma das figuras mais relevantes da internet brasileira.
Mas afinal, o que é a “Live de Npc”?
A sigla NPC vem do inglês "non-playable character" para "personagens não jogáveis", aqueles que agem de maneira automática nos games. Nessas transmissões, os produtores de conteúdo imitam esses personagens de maneira robotizada.
A live é feita de forma livre com vozes infatis, maquiagem, acessórios engraçados e falas e movimentos repetitivos. Geralmente a fala se repete quando a pessoa recebe uma “doação”.
O Tiktok tem proibido o conteúdo?
Depois da explosão das lives, o Tiktok tem restringido mais o conteúdo. Criadores relataram ter recebido avisos sobre as novas políticas. Segundo a plataforma, os conteúdos são repetitivos e inautênticos. Por isso, não serão pelo algoritmo na aba 'Para Você' ou 'For You'.