País – O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) é alvo da 24ª fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada nesta quinta-feira (18) pela Polícia Federal, que tem como objetivo identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram atos antidemocráticos ocorridos entre outubro de 2022 e o início do ano passado, no interior do Rio de Janeiro.
Ao todo, estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos estados do Rio de Janeiro (8) e no Distrito Federal (2).
Além das buscas no interior do Rio de Janeiro, a Band apurou que a Polícia Federal está fazendo buscas no gabinete do deputado, que é líder da oposição, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Vídeo mostra agentes da PF no local. Os policiais chegaram na Câmara por volta das 6h e o advogado da diretoria-geral abriu a porta para os mandados serem cumpridos.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime.