Manaus (AM) – O Estado do Amazonas começa a receber as primeiras doses de vacina contra a dengue nesta semana. Manaus e outras onze cidades vão receber o imunizante Qdenga do laboratório japonês Takeda.
Prevista para serem distribuídas a partir do dia 1° de fevereiro, a distribuição sofreu atraso porque o Ministério da Saúde aguardava a tradução para o português da bula. O esquema vacinal será feito em duas doses, com três meses de intervalo entre elas.
No dia 30 de janeiro, a Agência Cenarium mostrou que os casos de dengue subiram 1.738% entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024 e 44 casos foram registrados em todo o mês de janeiro de 2023, enquanto que, até o dia 27 do mês passado, a cidade registrou 809 casos da doença.
Os 12 municípios do Amazonas que irão receber a vacina contra a dengue são: Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Careiro, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes e Careiro da Várzea, cidades onde identificaram o maior número de casos.
Outra medida para as regiões de saúde selecionadas é se elas atendem a três critérios: possuem pelo menos um município de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2.
Além das cidades do Amazonas, outros 15 Estados e o Distrito Federal (DF) têm municípios que preenchem os requisitos para o início da vacinação a partir de 2024.
Serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue – 16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023.
Com informações da Agência Cenarium*