O novo modelo educacional foi anunciado nesta terça-feira, 04/01, pela Secretaria de Educação para os estudantes do ensino médio da rede pública estadual.
A alteração deve começar de forma gradual, a partir de 2022 estudantes do primeiro ano do ensino médio já começam a estudar seguindo as bases curriculares novas.
Com o atual modelo, o estudo é dividido em duas partes: a formação geral básica, como português, matemática e os itinerários formativos, que deve ajudar os alunos a definir qual carreira profissional deve seguir.
A nova organização curricular será implementada nas escolas da capital e interior do estado. Outra grande mudança do novo modelo é o aumento do tempo que os alunos vão passar estudando.
Atualmente, os estudantes do ensino médio passam duas mil e quatrocentas horas dentro da sala de aula. A meta é ampliar esse tempo para 3 mil horas, com aulas presenciais e a distância.
Para as unidades de tempo integral e bilíngue, a nova carga horária é de quatro mil e duzentas horas, com pelo menos duzentos dias de aula. Com mais diversidade de opções e tempo para explorar as alternativas de formação, o novo modelo promete dar mais liberdade para os alunos
*Contribuição Isabela Bastos, TV Band