Manaus (AM) – Considerado o último igarapé limpo de Manaus, o Água Branca, localizado no bairro Tarumã, na zona Oeste da capital amazonense, impressionou ao surgir com a água na cor barrenta na quarta-feira (13). De acordo com o presidente da Organização Não Governamental (ONG) Mata Viva, Jó Fernandes Farah, que registrou as imagens, a área tem sofrido com o desmatamento.
Segundo o ambientalista, o igarapé sofre impactos de empresas como a Oliveira Energia, que lança “toneladas de barro no leito do Igarapé“. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) foi acionada sobre a denúncia.
“A água não deveria estar dessa cor. A água deveria estar bem clarinha, bem transparente, mas olha o resultado. Isso aqui é o desmatamento que foi feito lá na nascente, que nós já pedimos a Semmas para que o proprietário mitigue os danos, retire o barro da nascente, pra que faça uma contenção pra que o barro não continue caindo pra dentro, mas parece que até o momento nada foi feito“, afirmou Farah.