Três lanchas foram atingidas por um deslizamento de rocha causado por uma “tromba d'água” na região dos cânions no Lago de Furnas, em Capitólio, Minas Gerais, neste sábado, 8/1. As embarcações levavam turistas. Pelo menos uma pessoa morreu e 15 ficaram feridas.
Os bombeiros estão no local para socorrer as vítimas. Três pessoas foram levadas para São José da Barra. Dois feridos em estado mais grave tiveram fraturas nos membros superiores e serão encaminhados para Piumhi e Passos em ambulâncias do município. Um outro paciente estável teve um trauma na face. Os demais são quadros leves.
O Lago de Furnas atrai vários turistas que buscam passeios de lancha e mergulhos na região. Os cânions no local são formados por rochas com mais de 20 metros de altura.
Confira vídeos do acidente e do resgate das vítimas:
A Marinha do Brasil informou, em nota, que deslocou equipes de busca e salvamento para prestar apoio às tripulações e auxiliar no transporte de feridos. Afirmou ainda que um inquérito será instaurado para apurar as circunstâncias do acidente.
Em entrevista à BandNews TV, o engenheiro geotécnico Paulo Afonso explicou que este tipo de fenômeno costuma ser raro.
“A queda de grandes paredões verticais é relativamente rara, não é tão comum. Os cânions se formaram em milhões de anos geológicos por erosão das partes mais fracas das rochas. Quem sobra, em termos mais práticos, são as partes resistentes. Elas raramente caem”, disse.