No Brasil, os cartórios de registro civil anotaram 324 óbitos por Covid-19 na faixa etária de 5 anos a 11 anos, de março de 2020 até agora. No Amazonas, nesse mesmo período, houve o registro de 8 casos, de acordo com dados do Portal da Transparência do Registro Civil.
Do total de 162 óbitos registrados para essa faixa etária, desde março de 2020 até o momento, 79 ocorreram em 2020 e 83 em 2021. Não houve lançamentos na primeira semana de janeiro de 2022.
Dentre as causas de mortes com especificidade segmentadas pelo Portal, Septicemia foi a causa de 28 mortes, AVC (23), Pneumonia (18) e Insuficiência Respiratória (9).
Vacinação
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o início da campanha na capital depende do recebimento das doses do imunizante, que devem chegar ao país nesse dia 13, para distribuição posterior a estados e municípios.
A meta é de vacinar 90% da população de 5 a 11 anos residente em Manaus que, de acordo com projeção do MS, totaliza 260.721 crianças. A vacina utilizada será a Pfizer pediátrica, única autorizada para esta faixa etária no país, e que traz um frasco na cor laranja, para evidenciar a diferença com a vacina utilizada no público de 12 anos e mais, cuja embalagem é roxa.
O primeiro grupo a ser vacinado é o de crianças com deficiência permanente e as que têm comorbidades. Depois, serão vacinadas as crianças indígenas e quilombolas. O terceiro grupo será o das que vivem em instituições de longa permanência (abrigos e orfanatos); e, a partir daí, a vacina passa a ser oferecida de acordo com a idade, sendo uma idade por vez.