Manaus (AM) – Em Tabatinga, o rio Solimões já apresenta “comportamento de recessão”, iniciando a fase de vazante, assim como as estações de monitoramento localizadas no Peru. As informações são da pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Jussara Cury.
Os dados técnicos servem para confirmar a descida acelerada que vem assustando os moradores de Tabatinga. Em apenas 24 horas, entre os dias 14 e 15 de junho, o nível do rio desceu 29 centímetros. Nos últimos sete dias o rio baixou de 9,38 metros para 8,14 metros, uma queda de 1,24 metros.
Os níveis do Rio Solimões em Tabatinga estão abaixo da faixa normal para o período (faixa azul mais larga), mas ainda acima das cotas mínimas (linha amarela).
As descidas atuais são consideradas regulares para o início da vazante. No entanto, os níveis nesta estação estão abaixo do normal desde abril.
O início da recessão e as chuvas abaixo da média podem impactar esse processo de descida inicial nesta parte do rio.
O Serviço Geológico do Brasil não possui um modelo de previsão de vazante para períodos longos. No entanto, o boletim semanal do SGB inclui uma previsão quinzenal, que indica estabilidade no processo de descida nas próximas semanas.
—
Com informações do RealTime1*