Um projeto está sendo desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Arquivologia, História e Patrimônio (Archivum) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para organizar todo o acervo da coleção pessoal do poeta amazonense Thiago de Mello, que faleceu nesta sexta-feira, 14/01, em Manaus.
A coleção é composta por aproximadamente 10 mil itens envolvendo obras literárias, de arte, documentos e correspondências pessoais, subdivididos em bibliográfico, arquivístico e museológico.
O trabalho possibilitou a manutenção, higienização e realização de pequenos reparos para possibilitar o manuseio dos itens com segurança. Ao todo são 5,69 metros lineares de documentos em suporte papel.
O projeto foi contemplado com recurso financeiro do Governo do Amazonas através do Edital 08/2019, referente ao Programa de Apoio à Organização, Restauração, Preservação e Divulgação das Coleções Biológicas e de Museus do Amazonas (Coleções Biológicas/Museus) e teve início em março de 2020. A previsão é de que seja concluído em julho deste ano.
O acervo que vem sendo organizado poderá ser acessado virtualmente por meio do software Access to Memory (AtoM). O dispositivo permite com que seja feito o cadastramento dos itens com os elementos de descrição.