Manaus (AM) – Para 2024, a previsão de seca no Amazonas traz preocupações significativas, tanto que o governador do estado, Wilson Lima (União Brasil), falou nesta quinta-feira (20) sobre medidas a serem tomadas a fim de mitigar os impactos ocasionados por ela.
Na ocasião, o governador citou algumas ações tomadas pelo Estado, como a comunicação à Justiça Eleitoral sobre a dificuldade que será o processo eleitoral nos municípios; reuniões com ministros, empresas públicas e privadas e representantes do setor energético para falar sobre possíveis impactos e adiantar resoluções; envio de medicamentos e insumos hospitalares para suprir estoques; emissão das licenças ambientais para as dragagens nos rios.
O governador frisou, no entanto, que tais medidas são, de fato, ‘paliativas’ na falta da BR-319 que, segundo ele, poderia ser a alternativa principal para enfrentar a crise climática, servindo como rota para enviar mantimentos e outros insumos à população afetada.
“A BR 319 é fundamental para momentos como este, de crise”, pontuou Wilson Lima.
O governador pontuou ainda que o relatório divulgado pelo Ministério da Infraestrutura confirmou o que “todos já sabia”: “que a recuperação da BR-319 é viável, com o uso de soluções tecnológicas que respeitam o meio ambiente”.
—
Com informações do RealTime1*