Manaus (AM) – A fumaça que encobre a cidade de Manaus, desde o último sábado (10), é motivo de preocupação dos parlamentares estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) pelas consequências à saúde da população, por conta da péssima qualidade do ar respirado.
O deputado Comandante Dan (Podemos) falou sobre a fumaça e destacou que o problema está se intensificando. “A nossa preocupação é com esta fumaça que não deixa a cidade, pelo contrário, parece piorar a cada dia que passa. Precisamos compreender este novo ‘normal’ para construir mecanismos de proteção à saúde, à navegabilidade, ao tráfego urbano e à economia para que possamos sobreviver”, afirmou.
De acordo com o deputado Wilker Barreto (Mobiliza), os idosos, as crianças e os asmáticos são os mais prejudicados. Eles, segundo o parlamentar, estão lotando os hospitais, por conta do ar insalubre que toma conta de Manaus. “Estou encaminhando expediente aos órgãos competentes questionando as medidas para resolver este problema”, criticou.
Estiagem
Medidas para amenizar os efeitos da estiagem com a instalação de poços artesianos foi o tema do discurso da deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos).
De acordo com a parlamentar, há dificuldade para combater de forma célere as queimadas. Por isso encaminhou requerimentos à Defesa Civil para que possa instalar poços artesianos, onde há monitoramento em comunidades mais sujeitas à seca.
“As próprias comunidades poderiam combater estes incêndios ainda no início e daria segurança para os comunitários. Sabemos que estamos apenas no começo, porque o verão amazônico está no início. Devemos nos preparar para os próximos meses. Este é um problema antigo, estas comunidades enfrentam a situação ano após ano”, apontou.