Manaus (AM) – A estreia do curta-metragem “Meu Herói” será realizada na noite desta terça-feira (20), na Casa de Artes Plano Perfeito, situada na rua Tocantinópolis, 307, bairro Grande Vitória, na Zona Leste de Manaus.
A obra foi filmada em junho deste ano, por cerca de duas semanas, na comunidade ribeirinha do Tumbira, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, no interior do estado.
O projeto, contemplado na Lei Paulo Gustavo para ações no audiovisual, conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e atingiu, direta e indiretamente, cerca de 500 pessoas.
Segundo o diretor do filme, o cineasta e produtor audiovisual Bruno Pereira, o projeto, que tocou os ribeirinhos em sua estreia no dia 27 de julho, se prepara para novas exibições.
“Meu Herói é um projeto que toca profundamente no coração das pessoas, nós vimos isso lá em Tumbira. Aqui em Manaus, um dos vários objetivos é que ele chegue nos lugares onde normalmente as pessoas não têm acesso cultural, então a gente chega no coração da Zona Leste para que essas pessoas, para que esse público possa assistir, possa se identificar”, destacou.
O filme, que se passa em uma típica sala de aula de uma escola ribeirinha, além de abordar temáticas relevantes, como a valorização da ciência e o combate ao garimpo, apresenta ao público o herói amazônico Ajuricaba, que é pouco retratado nas conversas do cotidiano, mas que possui um legado histórico grandioso.
Mais de 43 profissionais amazonenses participaram do projeto, mais de 500 pessoas foram impactadas, mais de 360 km percorridos, e mais de 6 mil pessoas alcançadas pelas redes sociais.
O curta-metragem contou ainda com apoio cultural da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), do Centro de Artes Integradas do Amazonas (Caia) e da Pousada Garrido.