Manaus – A Cáritas Arquidiocesana de Manaus lançou a “Campanha Humanitária de enfrentamento à seca – Doe vida! Doe água!”, para ajudar as famílias ribeirinhas que estão sofrendo por conta da estiagem severa que afeta o Amazonas. De acordo com o boletim do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, a estiagem já afeta 461.477 pessoas no Estado. Os 62 municípios do estado estão em situação de emergência.
Toda a arrecadação durante a campanha será destinada para as áreas missionárias e paróquias nos municípios de Manaquiri: Paróquia São Pedro; Careiro da Várzea: Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Iranduba: Paróquia São João Batista e Área Missionária Nossa Senhora Aparecida e Careiro Castanho, Curuçá e Araçá: Área Missionária São Paulo Apóstolo.
De acordo com o vice-presidente da Cáritas, padre Alcimar Araújo, o maior problema é a falta de água potável. “Constatamos que o problema é a falta de água potável, comida sempre dá um jeito”, disse, acrescentando que por mais que haja esforço, os governos, não conseguem chegar em algumas comunidades que os agentes de pastorais conseguem.
Ainda segundo o padre Alcimar, existe a possibilidade da Cáritas comprar filtro pequeno, fácil de usar, limpar e transportar, que pode ser adaptado a um tanque ou a balde de água, mas a medida ainda será definida. “Isso poderá ser uma questão duradoura, por isso o foco da campanha lançada ontem, e que não é exclusiva para católicos, pois a caridade não tem religião, é focada na água. Diante da seca, crianças, idosos, gestantes, doentes e pessoas em vulnerabilidade social precisam de você, da sua compaixão”, disse.
Os pontos de coleta de água e alimentos estão localizados na Cáritas Arquidiocesana, Rádio Rio Mar, Santuário de Aparecida, Santuário São José Operário, Paróquias e Áreas Missionárias da Arquidiocese.
O número da conta para transferências e depósitos é 7.570-1, agência 1862-7, Banco do Brasil.