Manaus (AM) – A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, na tarde dessa segunda-feira, 23, que faz buscas para localizar a aeronave de matrícula PT-JCZ, que desapareceu na região do município de Manicoré (AM), a 332 quilômetros de Manaus, na sexta-feira, 20. Em nota enviada à Agência Cenarium, a instituição informou que, no primeiro dia, as buscas duraram cerca de três horas.
Em nota, a FAB informou que devido às más condições meteorológicas pela manhã, a operação para tentar localizar a aeronave foi retomada pelas equipes apenas na tarde de domingo, 22. “Ainda com dificuldades de visualização por conta da meteorologia adversa, totalizando mais duas horas de busca e 550 km² de área voada”, ressaltou. As buscas seguem a partir de segunda-feira, 23, na região, com o emprego da aeronave SC-105 Amazonas.
Nájila Boer, mãe do piloto, identificado como Rodrigo Boer, possível desaparecido, gravou um vídeo no sábado, 21. Nas imagens, ela afirma que, dias antes de desaparecer, a aeronave havia apresentado problemas técnicos. Ela também faz um apelo às autoridades locais e moradores de comunidades da região para auxiliar nas buscas pelo filho.
“Ele falou para mim: ‘Mamãe, o avião está com defeito, algumas pecinhas que precisam ser trocadas. Eu vou fazer alguns testes e vou te avisando”, contou a mulher.
Na sexta-feira, 20, após os ajustes na aeronave, o homem teria acordado por volta de 5h20 da manhã. Nájila afirmou que ele teria lhe encaminhado uma mensagem informando que iria para Manaus, capital do Amazonas. “Ele falou para mim; mamãe, eu vou para Manaus. Agora você tem o meu Sistema de Posicionamento Global (GPS) e pode me acompanhar”, relatou em outro trecho do vídeo.
Sonhava conhecer a Amazônia
A mãe do piloto também informou que o sonho do filho era conhecer a Amazônia. Ele viajou até Porto Velho na terça-feira, 17. Após chegar na capital de Rondônia, o homem teria se deslocado até o município de Ariquemes (RO), a 158 quilômetros da capital, e em seguida até o município de Ji-Paraná (RO).
“O meu filho sonhava conhecer a Amazônia […] Ele foi para Porto Velho (RO). De Porto Velho buscaram ele até Ariquemes (RO), ele dormiu em Ariquemes, levantou, tomou o café. [Rodrigo] mandou uma foto para mim todo carinhoso, feliz. E foi partir para uma aeronave”, disse.
Veja a nota da FAB na íntegra:
“A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informa que as buscas à aeronave de matrícula PT-JCZ, desaparecida nas proximidades de Manicoré, no Amazonas, estão concentradas nesta região desde sábado (21/12), quando foram realizadas três horas de voo. No domingo (22/12), as condições meteorológicas impediram as buscas pela manhã e o trabalho foi retomado apenas na parte da tarde, ainda com dificuldades de visualização por conta da meteorologia adversa, totalizando mais duas horas de busca e 550 km² de área voada.
As buscas permanecem nesta segunda-feira (23/12) com a aeronave SC-105 Amazonas.”
—-
Com informações da Agência Cenarium