Manaus (AM) – A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), prendeu dois homens, com idades de 43 e 53 anos, por envolvimento em pesca predatória, na quarta-feira (8), no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). A ocorrência foi na AM 070, quilômetro 73, no lago Miriti, daquele município.
De acordo com o capitão PM Rozival, a equipe policial recebeu denúncia via linha direta, por volta das 12h53, que haveriam pessoas realizando pesca predatória, que caracteriza na captura excessiva de peixes, ultrapassando a capacidade de reprodução da espécie.
“As equipes de imediato se deslocaram até o local e foi constatado que realmente havia pesca predatória. O jaraqui encontra-se no período de piracema, que é o período que eles sobem ou descem o rio para reproduzir, e eles usavam apetrechos de redes que impediam esse deslocamento do peixe. Tendo em vista que os rios encontram-se secos e os peixes ficam mais vulneráveis”, esclareceu.
Durante a ocorrência, dois homens foram presos, além de apreendidas três malhadeiras, um carro modelo saveiro de placa PHC na cor branca, uma motocicleta CG Titan 160, placa PHN 3028, de cor vermelha. A dupla e o material foram encaminhados à 1ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru.
Operação Yara Tupã
A Operação Yara Tupã é uma ação estratégica conduzida pelo Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), com o objetivo de combater crimes ambientais na capital e em municípios do interior do estado. Utilizando policiamento terrestre e fluvial, a operação busca proteger a fauna, a flora e o equilíbrio dos ecossistemas, garantindo o cumprimento das leis ambientais no Amazonas.
Desde novembro, já foram realizadas apreensões significativas, como madeira ilegal, pescado, animais silvestres e equipamentos usados em atividades criminosas, além de gerar prejuízo expressivo às práticas ilícitas, reforçando o compromisso com a preservação das riquezas naturais para as futuras gerações.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.