Manaus – O volume de serviços, no Amazonas, apresentou recuperação de 0,6% em novembro de 2024 frente ao mês de outubro (-4,2%). O resultado foi melhor que o do País (-0,9%), porém, comparado ao desempenho dos sete estados da região Norte, ficou na quinta posição.
Regionalmente, 18 das 27 Unidades da Federação apresentaram retração nos serviços no mês de novembro. As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje, 15, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No índice que compara novembro com outubro de 2024, a variação em volume de serviços do Amazonas (0,6%) ficou na sétima posição entre as Unidades da Federação e na quinta posição entre os estados do Norte. O destaque, no Norte, ficou com o Amapá que teve 5,8% de melhoria no volume de serviços em novembro de 2024.
No Brasil, os estados com os melhores desempenhos foram Amapá (5,8%), Rondônia (5,2%) e Alagoas (4,2%). Os menores resultados foram de Pernambuco (-3,7%), Paraíba (-2,9%) e Paraná (-2,9%).