Manaus (AM) – Policiais civis da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) prenderam, em flagrante, Paulo Enéas Cunha Silva, de 25 anos, pelo crime de maus-tratos contra dois cachorros Pitbull em uma casa localizada na rua Parintins, bairro Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus.
De acordo com a delegada Juliana Viga, titular da Dema, as diligências foram iniciadas na manhã de quinta-feira (20/02), após a equipe policial receber denúncias de que um cachorro da raça pitbull estava na residência em estado de desnutrição, com doenças de pele e inflamações.
“A equipe policial foi até o endereço denunciado e encontrou dois pitbulls em situação de maus-tratos. Um deles estava extremamente magro, com sarna, e o outro tinha a orelha cortada, além de estarem em um ambiente precário”, informou a delegada.
Ainda segundo a autoridade policial, durante as diligências, a dona da residência onde os animais foram encontrados alegou que os cães não pertenciam a ela e teriam sido deixados por inquilinos, cujos nomes ela desconhecia.
“No entanto, verificamos que as descrições do homem mencionadas na denúncia coincidiam com as características do filho dela. Ele acabou assumindo ser o tutor dos animais e afirmou ter passado apenas um talco em um deles. Diante disso, Paulo foi preso em flagrante”, explicou Juliana Viga.
Os cães foram encaminhados à clínica veterinária da Organização Não Governamental (ONG) Anjos de Rua para atendimento emergencial.
Paulo Enéas Cunha Silva foi autuado em flagrante por maus-tratos a animais e permanecerá à disposição do Poder Judiciário.