O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou na manhã desta segunda-feira, 31/1, a exigência do comprovante de vacinação dos alunos da rede municipal e o retorno das aulas presenciais para o dia 14/2. O anúncio foi feito durante a inauguração do ponto de vacinação contra a Covid-19 no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Doutora Viviane Estrela Marques Rodella, localizado no bairro Lago Azul, zona Norte
"Acertamos com o secretário municipal de Educação e com a secretária municipal de Saúde que, a partir do dia 14, teremos a volta presencial das aulas. Com essa volta, se faz necessário que os alunos de 5 a 11 anos, que são mais 153 mil ao longo da nossa rede municipal de ensino, sejam vacinados contra a Covid-19. Hoje, temos apenas 12 mil vacinados, ou seja, menos de 10%. Então, vamos ter mais 14 dias para avançar nesse processo, pois vamos pedir aos pais o comprovante de vacinação das crianças. Isso se faz necessário", afirmou o prefeito de Manaus.
Além do ponto de vacinação do Cime Doutora Viviane Estrela Marques Rodella, os outros pontos temporários estão locados no Cime Senador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, no bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste; o Cime Josefina Rosa de Mattos Pereira de Castro, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste; e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Domingos Sávio, no bairro Alvorada, zona Oeste.
As unidades de ensino irão funcionar no período inicial de sete a dez dias, a partir desta segunda-feira, 31/1, e estão preparadas para atender as crianças que se encontram na faixa etária contemplada pela campanha de vacinação infantil contra a Covid-19, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Agora, a população de Manaus conta com nove pontos exclusivos para a vacinação infantil. De acordo com David Almeida, nos próximos dias, esse quantitativo irá aumentar.
Outros pontos de vacinação
Além dos quatro pontos de atendimento nas unidades de ensino, a Semsa segue com os outros cinco pontos estratégicos abertos para a população infantil. Os pontos montados no Studio 5 Centro de Convenções, na zona Sul, e no Clube do Trabalhador-Sesi, zona Leste, também receberam reforços de pessoal da Semed e servirão de referência para os estudantes que residem em áreas próximas dessas unidades.
Os demais locais onde as crianças podem ser levadas são o Parque da Criança, também na zona Sul, o Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, na zona Oeste, e o shopping Via Norte, na zona Norte. Todos funcionam de segunda a sábado, das 9h às 16h, à exceção do Via Norte, que atende das 10h às 16h.