Manaus (AM) – O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) em ação conjunta com o Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (BPAmb/PMAM) apreenderam, na quarta-feira (9), um caminhão transportando 25 metros cúbicos de madeira ilegal, no Ramal Morada do Sol, km 78 da rodovia AM-070, no município de Manacapuru (a 68 km de Manaus).
O motorista foi multado em R$ 7,5 mil, teve o caminhão apreendido e foi conduzido à Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema). A madeira foi destinada à Defesa Civil de Manacapuru e o condutor terá 20 dias para apresentar sua defesa.
De acordo com o capitão do BPAmb, Rozival Batista, as equipes realizavam patrulhamento na quarta-feira, no km 78 da AM-070, quando abordaram um caminhão transportando cerca de 25 metros cúbicos de madeira serrada sem documentação de origem florestal.
“A carga foi apreendida e a equipe do Ipaam lavrou os autos de infração, destinando a madeira apreendida à Defesa Civil do município de Manacapuru”, explicou.
O chefe da Defesa Civil de Manacapuru, Bruno Aguiar, destacou que a madeira doada pelo Ipaam será fundamental neste período de cheia, sendo utilizada na construção de pontes provisórias e permanentes.
Operação Região Metropolitana
Desde o início da operação, em 8 de abril, já foram aplicadas multas que somam mais de R$ 30 mil, além de apreensões de caminhões, vans e kombis, algumas envolvidas no transporte irregular de material argiloso — prática considerada crime de ordem mineral, destacou a Gerência de Fiscalização Ambiental do Ipaam (GEFA).
Em um dos casos, uma empresa licenciada pelo Ipaam foi autuada por descumprir três condicionantes da licença, tornando-a inválida. Os veículos e o material transportado foram apreendidos, e o processo de licenciamento será revisto.
Em outra ocorrência, ainda no contexto da operação, o BPAmb interceptou caminhões transportando madeira sem o Documento de Origem Florestal (DOF). O Ipaam prestou apoio na realização dos procedimentos administrativos, como lavratura de autos de infração e termos de apreensão.