Manaus (AM) – No Dia Mundial de Higiene das Mãos, nesta segunda-feira (05/05), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), reforça a importância do ato de higienizar as mãos corretamente para prevenir infecções e doenças.
O Dia Mundial da Higiene das Mãos foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para sensibilizar profissionais de saúde e a população em geral sobre a importância da higienização das mãos, reforçando que a medida, quando realizada com frequência e da forma correta, não é apenas um protocolo, é um compromisso com a saúde pública.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta como esse hábito deve ser permanente. “Apesar da higienização das mãos ter ficado evidente durante a pandemia de Covid-19, é necessário reforçar, constantemente, essa prática sempre. É uma atitude que deve envolver a todos. O cuidado é de todos”, conclui.
Higienizar as mãos salva vidas e previne doenças infecciosas, especialmente, em momentos como antes das refeições, após o uso do banheiro, ao chegar em casa e antes de tocar em ferimentos ou em outras pessoas, esse hábito deve ser constante. É a medida individual mais simples para prevenir infecções.
A responsável pela equipe de Vigilância Hospitalar e Qualidade da FVS-RCP, Evelyn Campelo, destaca que, normalmente, as pessoas não seguem os passos para realizar uma higienização completa. “Muitas vezes, as pessoas lavam rapidamente ou esquecem de higienizar áreas como entre os dedos e as unhas, por isso é fundamental seguir todos os passos orientados para que a limpeza seja realmente eficaz”, explica.
Como higienizar
Para higienizar as mãos, de forma geral, utiliza-se água e sabão, conforme o passo a passo baseado em protocolo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): colocar sabão; lavar as palmas das mãos; lavar o dorso das mãos; entre os dedos; lavar o polegar, a ponta dos dedos e o punho; enxaguar bem, secar com uma toalha limpa.
Na ausência de pia e sabão/sabonete, a higienização das mãos deve ser realizada com álcool em gel a 70%.
*Com informações da FVS/RCP