Policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) realizaram a apreensão de aproximadamente 60 toneladas de minério de cassiterita de origem ilegal, na tarde dessa quinta-feira, 3/2, no Porto de Manaus, no Centro. A carga foi avaliada em R$ 2,4 milhões.
A ação ocorreu por volta das 16h, quando uma equipe da BPAmb recebeu denúncia sobre a carga de minério ilegal, descarregada no Porto de Manaus (Roadway). No local, os policiais conseguiram identificar a carga, disposta em dois contêineres e embalada em sacos plásticos.
Segundo informações da administração do porto, a mercadoria pertenceria a um grupo empresarial chinês que contratou o Roadway para realizar a pesagem do material, antes da efetiva exportação. Por sua vez, o responsável pelo transporte do minério não apresentou documentação válida que comprovasse a origem da matéria-prima fiscalizada.
A cassiterita é um mineral portador de estanho (Sn) e é de grande aproveitamento na indústria. Suas maiores aplicações se dão em compostos inorgânicos, orgânicos e triorganoestânicos para a produção de tintas, plásticos e fungicidas.
Pescado ilegal
Na noite de ontem, os policiais do BPAmb também apreenderam aproximadamente duas toneladas de pescado ilegal no KM 01 da rodovia Manoel Urbano (AM-070), em Iranduba.
A equipe realizava uma blitz, quando abordou um caminhão Volvo tipo baú, de cor branca e placas OHW-9487/RO, contendo aproximadamente 90 unidades, tipo “charuto”, de pirarucu. O peixe estava acondicionado em camadas e sem os lacres de identificação de procedência. A carga foi avaliada em R$ 276 mil.