Fómula 1- A Alpine anunciou nesta quarta-feira (7) uma troca de pilotos para a sequência da temporada 2025, com Franco Colapinto assumindo a vaga de Jack Doohan.
O australiano era titular do time francês desde a última etapa da temporada 2024, em Abu Dhabi, quando assumiu o posto de Esteban Ocon. No entanto, desde a pré-temporada, já via o cargo em risco – uma pressão que aumentou após a chegada de Colapinto no começo de 2025, depois de passagem com bons resultados pela Williams no ano anterior.
Ao longo de sete etapas, sendo uma em 2024 e seis em 2025, Jack Doohan não conseguiu somar pontos – o melhor resultado do australiano foi o 13º lugar no GP de China. De quebra, ainda ficou marcado por acidentes: no GP da Austrália, no segundo treino livre do GP do Japão e, mais recentemente, no GP de Miami.
A troca passa a valer já na próxima etapa da temporada, o GP da Emilia-Romagna, entre os dias 16 e 18 de maio. Segundo a Alpine, a ideia é que a troca vigore inicialmente por cinco etapas – assim, a permanência de Colapinto deve ser avaliada após o GP da Áustria. Um possível retorno de Doohan só aconteceria a partir do GP da Inglaterra, em julho.
“Uma vez revisadas as corridas de abertura da temporada, tomamos a decisão de colocar Franco no carro ao lado de Pierre (Gasly) pelas próximas cinco corridas. Diante de um pelotão tão equilibrado neste ano, e com um carro competitivo, que a equipe melhorou drasticamente nos últimos 12 meses, estamos em uma posição em que precisamos mudar nossa escalação”, justificou Flavio Briatore, conselheiro executivo e chefe de equipe interino da Alpine – o então titular do posto, Oliver Oakes, deixou o cargo nesta terça-feira (6).
“Nós também sabemos que a temporada 2026 vai ser importante para a equipe. Ter uma avaliação completa e justa de nossos pilotos nesta temporada é a coisa certa a ser feita para cumprirmos ao máximo nossas ambições neste ano”, acrescentou o dirigente.
“Continuaremos a apoiar Jack como equipe, uma vez que ele desempenhou de maneira muito profissional seu papel como piloto nesta temporada. As próximas cinco corridas nos darão a oportunidade de tentar algo diferente; depois deste período, vamos avaliar nossas opções”, concluiu Briatore.
*Com informações do Site Band.com