A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) vai viabilizar a publicação da autobiografia de um interno do Centro Socioeducativo Senador Raimundo Parente, localizado no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus.
Intitulado “A vida é um desafio”, o livro conta a história do interno desde a infância até a atualidade, incluindo o cumprimento da medida socioeducativa. A obra, em fase de finalização, será publicada por uma editora paulista nos próximos meses.
De acordo com o adolescente, a ideia de passar para o papel a sua própria surgiu por meio da sugestão de uma antiga diretora da unidade socioeducativa.
“Ela me deu um lápis e um caderno, e eu ia escrevendo cada dia um pouquinho. Fui escrevendo os acontecimentos desde os 2 dois anos de idade em diante”, afirmou.
Com o livro, o jovem explica que conseguiu dialogar mais com as pessoas e contar sobre as situações de sua vida que anteriormente ele preferia esconder.
“Não é fácil, um adolescente colocar no papel a sua própria história não é fácil. Nunca pensei em escrever algo assim, publicar um livro, falar da minha própria vida. Eu era muito fechado, pude abrir um pouco, conversar, dialogar. Tenho orgulho de mim e das pessoas que me ajudaram. Isso vai me ajudar muito no futuro, é uma grande conquista”, concluiu.