Manaus (AM) – A diretoria da Central Única das Favelas (CUFA) realizou, nesta sexta-feira, uma visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques, local que vai sediar a Expo Favela Innovation 2025, nos dias 2 e 3 de agosto, sábado e domingo.
A visita teve como objetivo alinhar os últimos detalhes da montagem do evento com a produtora local, garantindo que cada espaço seja bem aproveitado e ofereça uma experiência acolhedora, inovadora e segura ao público.
“Estamos aqui com a produtora local para ajustar tudo com muito carinho e dedicação. Cada detalhe conta para que a favela seja tratada com o valor e o cuidado que merece. Vai ser histórico”, destacou Fabiana Carioca, vice-presidente da CUFA Amazonas.
A Expo Favela Innovation é o maior evento de inovação e empreendedorismo da favela para o Brasil. Idealizada pela CUFA, a iniciativa conecta empreendedores das periferias com investidores, empresas, universidades, mídia e o poder público, promovendo negócios e oportunidades.
“Esse trabalho começou há bastante tempo. Pensamos cada espaço para que o público tenha a melhor experiência possível. Queremos que todos sintam que pertencem a esse ambiente de inovação e transformação social”, afirmou Léo Andrade, diretor de projetos da CUFA Amazonas.
Expo Favela Innovation 2025
No palco principal, o evento terá desfiles infantis, apresentações de maracatu, ciranda e teatro, batalhas de passinho e rima, performances de K-pop, shows musicais, comédia e um grande encerramento com show do rapper Edi Rock. Serão realizados também importantes painéis com temáticas como tecnologia sustentável, empreendedorismo nas periferias, jornalismo de favela e corpos negros na Amazônia.
Paralelamente, a Expo oferecerá espaços interativos como o Planetário, Arena Gamer, competições de cubo mágico e beyblade, oficinas e apresentações de graffiti. Haverá ainda a Favela Literária e o Artists Alley, espaço para autores e artistas locais, além da “Maratona de Ideias” e da “Rodada Eclipse”, iniciativas voltadas à inovação e negócios com apoio do Sebrae e SASI.
A Sala VIP contará com painéis restritos com discussões profundas sobre o impacto social nas comunidades, protagonismo feminino, defesa pessoal, esporte, beleza nas periferias, envelhecimento e inclusão. Durante todo o evento, acontecerão também oficinas, feiras de empreendedorismo e espaços para networking e fortalecimento de conexões entre as favelas e o mercado.