Manacapuru (AM) – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), apresentou, nesta segunda-feira (04/08), a prisão em flagrante de Jeferson Almeida de Lima, de 18 anos, pela tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil contra um idoso de 64 anos. O crime aconteceu na quinta-feira (31/07), no bairro São José, naquele município.
O delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), parabenizou a equipe da DIP de Manacapuru pela ação célere, que resultou na prisão de um dos envolvidos no crime contra o idoso, que permanece em estado grave em uma unidade hospitalar de Manaus.

“Mais uma ação bem-sucedida realizada pelos agentes da unidade policial. Ainda há um segundo envolvido foragido, um adolescente, primo de Jeferson, e as investigações continuam para localizá-lo e apreendê-lo”, disse Paulo Mavignier.
Flagrante
De acordo com o delegado John Castilho, da DIP de Manacapuru, a equipe tomou conhecimento do caso após o filho da vítima comparecer à delegacia e formalizar a denúncia. Ele relatou que foi até a casa de seu pai e, ao entrar, avistou dois indivíduos correndo. Na área externa, aos fundos da residência, encontrou o pai caído às margens do rio, ensanguentado, com golpes na região do pescoço e das costas.

“Nós iniciamos as investigações, conseguimos identificar e qualificar os autores, localizamos Jefferson e efetuamos a prisão em flagrante. Ele não ofereceu resistência e colaborou com a polícia. Foi constatado que ele cometeu o crime na companhia de um primo, que fugiu da cidade logo após o ocorrido”, informou John Castilho.
Segundo o delegado, a ação aconteceu após os dois entraram no sítio da vítima, que fica próximo ao rio, para pescar. O proprietário pediu que saíssem do local, mas eles se recusaram e se exaltaram com o idoso, iniciando uma discussão, que logo resultou em agressões. Jefferson se armou com uma ‘perna manca’ e seu primo com um terçado.
“Eles começaram a golpear a vítima de forma fria, causando graves lesões, com cortes profundos no pescoço e nas costas. O idoso teve que ser transferido com urgência para um hospital de Manaus, onde se encontra em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Durante o depoimento, Jeferson se mostrou frio e sem arrependimentos”, detalhou o delegado.
John Castilho finalizou afirmando que as investigações continuam com o objetivo de localizar e apreender o segundo envolvido na ação.
Procedimentos
Jeferson Almeida de Lima responderá por tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil. Ele está à disposição da Justiça.