Humaitá (AM) – Nesta quinta-feira (07/08), policiais civis da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus) cumpriram mandado de prisão contra um homem, de 34 anos, por descumprimento de medida protetiva e dano qualificado contra sua ex-companheira, de 26 anos. A prisão foi realizada na residência do autor, naquele município.
De acordo com a delegada Wagna Costa, titular da unidade policial, a vítima relatou em depoimento que, no dia 14 de julho deste ano, estava no quintal de sua casa recolhendo roupas do varal quando o indivíduo entrou no imóvel sem sua autorização, alegando que queria ver o filho, mesmo após ela pedir que ele se retirasse do local.
“Ele começou a questioná-la se estava se relacionando com outra pessoa. Em seguida, pegou o celular dela e, ao constatar que ela estava em um novo relacionamento, jogou o aparelho no chão. Ele só foi embora quando a vítima ameaçou acionar a polícia”, contou a delegada.
Segundo a autoridade policial, o homem já havia sido preso em flagrante em 2024, por ameaça e injúria contra a mesma vítima, ocasião em que foram impostas medidas cautelares, ainda em vigor e sem prazo de validade determinado.
“O indivíduo já tinha ciência da medida que o proibia de manter contato com a vítima e seus familiares. Ainda assim, foi até a residência dela, descumprindo a determinação judicial”, ressaltou Wagna.
Procedimentos

O homem irá responder pelos crimes de dano qualificado e descumprimento de medida protetiva de urgência. Ele passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.