Manaus (Am) – Policiais civis do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) prenderam em flagrante, na quarta-feira (13/08), Sebastião de Abreu França, de 29 anos, com 52 quilos de maconha e 1,5 quilo de cocaína do tipo oxi, avaliados em mais de R$ 1 milhão. A ação é resultado de investigação com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável pelo tráfico interestadual de drogas.
De acordo com o delegado Rodrigo Torres, diretor do Denarc, a ação é resultado de uma investigação anterior, que culminou na apreensão de uma grande quantidade de drogas no mês de julho, nos estados do Amazonas, Pará e Ceará. O esquema era organizado por um grupo criminoso que enviava as drogas para fora da capital.
“Eles utilizam transportadoras para enviar o material, escondendo as drogas em gabinetes de computadores e outros utensílios domésticos. Durante a semana, conseguimos identificar uma residência no bairro Lago Azul, na zona norte de Manaus, que estava sendo utilizada pelo grupo para embalar as drogas e escondê-las em eletrônicos para o transporte”, explicou Rodrigo Torres.
Segundo o delegado, com base nas informações coletadas, foram realizadas diligências no local, incluindo uma campana. No final da tarde, Sebastião de Abreu foi visto chegando à casa e, ao sair, estava carregando uma caixa. Ele foi abordado imediatamente, e as drogas foram confirmadas. Sem hesitar, ele revelou que havia mais substâncias no interior da residência.
“Entramos no imóvel e encontramos outra caixa com drogas, além de eletrônicos, que seriam usados para esconder as substâncias. O material foi apreendido, e Sebastião foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas“, informou Torres.
O delegado detalhou que a função de Sebastião era embalar as drogas. Ele recebia o material, trocava a embalagem original e utilizava uma máquina seladora a vácuo para minimizar o odor das substâncias. Após o embalo, sua tarefa era retirar as drogas e entregá-las à transportadora.
Rodrigo Torres explicou que o material proveniente, principalmente, da Colômbia, fazia parte de um esquema internacional. As investigações continuam na busca por outros envolvidos.
Sebastião de Abreu França responderá por tráfico de drogas. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.