Manaus (AM) – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM) norte/leste, cumpriu, nesta sexta-feira (15/08), mandado de prisão preventiva de um homem, de 37 anos, pelo crime de descumprimento de medida protetiva de urgência, ameaça e injúria contra sua ex-companheira, de 36 anos.
A prisão integra a Operação Shamar, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que tem como objetivo combater crimes e violências domésticas contra a mulher em todo o país.
Conforme a delegada Nathalia Oliveira, titular da unidade especializada, a vítima manteve um relacionamento com o autor por cerca de oito anos e as práticas eram recorrentes. No dia 20 de julho deste ano, a vítima compareceu à delegacia relatando mais um descumprimento da decisão judicial, bem como as injúrias e ameaças praticadas pelo autor naquela data.

“Posteriormente, no dia 28 de julho deste ano, o homem estava em frente à residência da vítima com seu veículo, quando esta acionou a Polícia Militar do Amazonas (PMAM). O autor fugiu momentos antes da chegada da guarnição e outro Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado”, contou a delegada.
Ainda de acordo com a delegada, a vítima compareceu à delegacia mais uma vez, no dia 8 de agosto, para registrar mais um episódio de violação da medida protetiva, onde ela recebeu mensagens de uma terceira pessoa, ligada ao autor, com novas ameaças.
“Diante dos fatos e constatado o risco à integridade física e psicológica da vítima, representamos pela decretação da prisão preventiva do indivíduo e a prisão foi efetuada na rua Das Pratas, bairro Jorge Teixeira, zona leste”, acrescentou.
Procedimentos
O autor vai responder por descumprimento de medida protetiva de urgência, ameaça e injúria e ficará à disposição da Justiça.