Manaus (AM) – O V Aquathlon Naval – Operações Ribeirinhas, será realizado no próximo dia 14/9, a partir das 6h, na Praia da Ponta Negra, em Manaus. O evento, realizado pelo 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil, por meio do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas, terá limite de 400 participantes e reunirá atletas de todo o país em um desafio de resistência com 1 km de natação no Rio Negro e 3 km de corrida na areia. O tempo máximo de conclusão da prova será de 3 horas.
Em entrevista ao programa Amazonas Urgente, da TV Band Amazonas, o comandante do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas, Saulo Xavier de Pina, explicou a proposta do evento.

“É um evento para todo o público. Nós temos categorias a partir dos 13 anos, inclusive para pessoas com deficiência. É uma competição que levanta a bandeira da saúde e do esporte, agregando valor para a nossa sociedade”, afirmou.
A largada está prevista para as 7h30 e terá abertura especial com salva de canhão, sobrevoo de helicóptero e mostra de equipamentos militares da Marinha do Brasil. Também haverá apresentação da banda de música e espaços de visitação para o público. “Quem não for competir pode prestigiar a programação, conhecer nossos equipamentos e acompanhar as atividades. É um evento para toda a família”, disse o comandante.
As inscrições estão abertas até o dia 10 de setembro ou até o preenchimento das 400 vagas. O valor é de R$ 180,00 para categoria individual e R$ 360,00 para duplas. O cadastro pode ser feito no site da Ticket Sports ou pelo perfil oficial do evento no Instagram.
A retirada dos kits será no dia 13 de setembro, das 8h às 11h, na loja Lupo do Manauara Shopping, no bairro Adrianópolis. Para a retirada, é necessário apresentar documento de identificação com foto e, no caso de menores de 18 anos, autorização assinada pelos responsáveis.
O comandante também ressaltou que a edição de 2025 celebra os 40 anos do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas. “O povo amazonense nos abraçou, e a Marinha do Brasil também abraça a população. Esse evento faz parte dessa integração e celebra a nossa história na região”, declarou.